sábado, 3 de março de 2012

Eliminando pêlos

Depilar é necessário, mas para evitar alguns efeitos posteriores muito desagradáveis tais como: manchas, queimaduras e irritações, é necessário esclarecer algumas duvidas e escolher o melhor método. 
Escolhi dentre inúmeras perguntas sobre o assunto as mais interessantes. Confira abaixo!
 
Por que depois da depilação aparecem espinhas na pele?
Esses sinais que surgem na pele têm aparência de espinhas mas na verdade são foliculites, inflamações na saída do pêlo (folículo). Sua principal causa são os pêlos encravados, que não conseguem romper a pele, causando inflamação.
Como livrar-se das foliculites?
É indicada a aplicação de um antiinflamatório, como Nebacetim, duas vezes ao dia. Em casos mais graves, sempre sob orientação médica, deve-se aplicar cremes com antibióticos. Quando nenhuma dessas medidas funciona, receitam-se antibióticos por via oral.
A depilação pode deixar manchas na pele?
Sim. Toda vez que ocorre uma infecção na pele, há uma maior produção de pigmentos no local. É uma resposta natural do corpo. Essa mancha pode surgir quando há pêlo encravado ou foliculite e a região é manipulada. Isso traumatiza a pele e estimula seu escurecimento. 
Como eliminar essas manchas?
O mais indicado é o uso de cremes clareadores, à base de hidroquinona e/ou ácido kógico, receitados pelo dermatologista. Também é importante evitar o sol no local da mancha. Em casos mais graves o médico pode recomendar o peeling, que provoca uma renovação da pele e elimina os sinais. 
Existem mulheres com mais tendência a esses sinais?
Sim. As mulheres de pele morena têm maior capacidade de pigmentação, o que aumenta a tendência para manchas. Gestantes também devem tomar cuidados redobrados. 
Como preparar a pele para a depilação? 
Na véspera, deve-se esfoliar a pele e não aplicar cremes pesados ou óleos no corpo. No dia, o ideal é fazer a depilação depois do banho, com a pele limpa e livre de produtos que contenham álcool. Esses cuidados evitam infecções e o aparecimento de pêlos encravados.
Como cuidar da pele depois da depilação?
Ela deve ser higienizada com água e sabonete neutro. Em seguida aplica-se um hidratante suave ou gel à base de calêndula ou camomila para amenizar irritações. Se a intenção é se prevenir contra pêlos encravados, o uso de gel com azuleno é a melhor opção. Estão proibidos talco, antiinflamatórios, álcool, perfumes ou cremes pesados logo depois do procedimento. Além de desnecessários, esses produtos agridem a pele e podem estimular o aparecimento de pêlos encravados ou pequenos machucados no local aplicado.
Passar desodorante nas axilas logo depois da depilação pode irritar a pele? 
Sim. As substâncias químicas e o álcool presentes no desodorante agridem a pele que está sensível. O ideal é deixar a região sem nenhum cosmético por 12 horas.
Por que é mais dolorido depilar no período pré-menstrual e durante a menstruação?
Nessas fases, as alterações hormonais deixam o corpo da mulher mais fragilizado. A depilação passa a ser um estímulo agressivo e doloroso
Métodos de depilação e seus prós e contras:
Lâmina -
Vantagens: é um método prático, rápido e indolor porque não arranca os pêlos pela raiz, que é enervada. E evita traumas na superfície da pele. Ao contrário do que se pensa, não engrossa os fios. A lâmina pode ser usada em qualquer parte do corpo.
Desvantagens: os pêlos crescem rapidinho. Dois dias depôs já aparecem pontinhos pretos na área que foi depilada.
Cuidadosantes de começar, limpe a lâmina com álcool para afastar o risco de contaminação por bactérias. Aplique a espuma de um sabonete hidratante ou produto próprio para este tipo de depilação, porque isso ajuda o deslizar e evita arranhões e cortes. Passe a lâmina no sentido do crescimento dos pêlos, esticando bem a pele, assim você evita os encravamentos.
Cera Quente - 
Vantagens: o método arranca os pêlos pela raiz com eficácia, porque o calor dilata os poros, facilitando a saída inclusive dos fios mais grossos. O resultado dura de três a quatro semanas. Também pode ser feita nas regiões mais sensíveis, como buço, virilha e axilas. 
Desvantagens: é um pouco dolorida. E não é indicada para quem tem problemas circulatórios, como varizes.
Cuidados: prefira uma cera feita de ingredientes naturais, como o mel, para agredir menos a pele. A temperatura não deve ser muito quente. O produto precisa ser passado sempre no sentido de crescimento dos fios ? sempre! E retirado com um gesto rápido na direção contrária. Importante: a cera não deve ser reaproveitada, porque pode causar micoses e outras infecções de pele.
Cera Fria -
Vantagens: ela já vem pronta para ser utilizada, acondicionada em folhinhas de papel celofane. Faz menos sujeira do que a cera quente e retarda o crescimento dos pêlos ? entre 20 a 30 dias depois. Apesar de poder ser aplicada em qualquer área do corpo é mais indicada para pernas e braços.
Desvantagens: o método é mais dolorido do que a cera quente. E, como não há calor para dilatar os poros, o risco de os pêlos se quebrarem ou encravarem é grande.
Cuidados: colar o celofane com cera no sentido do pêlo e arrancá-lo no sentido oposto.
Creme Depilatório - 
Vantagens: ele atua quimicamente sobre o pêlo, dissolvendo-o rente à pele. É rápido e não dói.
Desvantagens: o cheiro do creme costuma ser forte e ainda por cima, o pêlo cresce em dois ou três dias. Na virilha e nas axilas, pode causar alergias.
Cuidados:  Teste o creme antes de experimentar no antebraço, para prever possíveis reações.
Aparelhos Elétricos - 
Vantagens: as versões mais modernas usam o sistema de pinças rotativas que arrancam os pêlos pela raiz. É bom para quem sofre com fios encravados, não faz sujeira e os pêlos demoram de 15 a 20 dias para crescerem.
Desvantagens: é dolorido e não deve ser usado no rosto nem nas axilas.
Cuidados: tenha muita habilidade no manuseio. Se mal utilizado pode deixar marcas.

Fonte:http://marieclaire.globo.com/edic/ed115/rep_depilacao.htm
http://guia.mercadolivre.com.br/guia-beleza-pros-contras-metodos-depilacao-16403-VGP

4 comentários:

  1. Bom dia, tudo bem?
    Também faço parte do Blogueiras Unidas e entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo! Obg pela visita linda!
      Beijos

      Excluir
  2. Gabriela, adorei o seu blog! Já li tantos assuntos. Para quem é vaidosa e gosta da moda é impossível não se prender a tantas dicas.

    Foi muito bom ler a respeito de tipos de depilação, eu sempre tenho algumas duvidas.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá florzinha.. mto obg pela visita! Continue de olho nas dicas do blog... vou postar mtas coisas legais ainda!
      beijos

      Excluir

Olá meninas! Obrigada por lerem este post! Comentem sobre o que acharam, please! Beijinhos!
Ps.: Seus comentários serão lidos e avaliados antes de serem exibidos no blog. Esta é uma medida de segurança para que conteúdo impróprio não seja postado nesta página de comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...