quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Diário de uma (Futura) Engenheira de Software - Apresentação de trabalhos

Oiiii !

Estou de volta minhas florzinhas. Desculpe a ausência, mas garanto que foi por um bom motivo! Estivo muito ocupada nessas últimas semanas e perdi alguém que amo muito recentemente. Então, em meio a responsabilidades e tristezas tive que me ausentar um pouco do blog. Hoje, volto para contar mais um pouquinho da minha graduação para você, com muitas dicas para as florzinhas universitárias, quer conferir? Vem comigo...

Depois de muuuito tempo trabalhando em um projeto, finalmente tive que apresentá-lo! Estava muito nervosa e um pouco insegura. Mas, no final, deu tudo certo! Consegui fazer uma boa apresentação e falar tudo o que eu tinha preparado. O segredo? Te conto...
Não deixe transparecer insegurança. Respire fundo, sorria... Não deixe que quem está te avaliando perceba que você está nervosa. Isso porque o nervosismo muitas vezes é entendido como falta de domínio do conteúdo, o que irá te prejudicar muito! Então, tente se acalmar.
Não deixe as coisas para última hora. Se você for pensar no que vai falar minutos antes de começar a apresentar, sem dúvida irá gaguejar ou esquecer de falar algo importante. Reserve tempo para escolher pontos importantes que devem ser citados.
Vista-se confortavelmente e decentemente. Não use short ou minisaia ao fazer uma apresentação. O seu avaliador pode usar a seriedade ao se vestir como critério de avaliação, e isso vale até para os meninos. Uma boa dica é sempre pensar no seu TCC, mesmo que seja apenas uma caloura. Na defesa do seu TCC você terá que vestir-se de um modo que transmita seriedade, segurança, profissionalismo e entre outras qualidades que podem garantir uma boa nota em qualquer seminário acadêmico. Então guarde as roupas muito informais para os outros dias letivos.
Não interrompa a apresentação por muito tempo quando houver alguma falha técnica. Nunca fique esperando tudo se resolver se o som para de funcionar por um tempão. Passou 2 ou 3 minutos e não voltou a funcionar? Prossiga com a apresentação e deixe o que não deu certo para o final. E jamais dependa de slide! Ler slide é fim de carreira, isso sem dúvida você já deve saber. Você até pode ler os tópicos, mas textos inteiros? Já é demais. Então saiba bem o que vai falar para não depender de nada além do seu cérebro e criatividade.

Essas são as minhas dicas meninas! Sei que muitas de vocês estudam e essas dicas servem para quem faz ensino médio ou fundamental também. Como eu sempre digo, escrevo para meninas reais, que estudam e trabalham, e não para bonecas de plástico rsrs
Obrigada pela visita ao blog e até o próximo post ...
Beiiijooosss







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá meninas! Obrigada por lerem este post! Comentem sobre o que acharam, please! Beijinhos!
Ps.: Seus comentários serão lidos e avaliados antes de serem exibidos no blog. Esta é uma medida de segurança para que conteúdo impróprio não seja postado nesta página de comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...